Conhecemos a nossa querida amiga Ana Wanke em 2007 em uma aula de yoga na Cia Athletica. Acompanhamos toda a sua trajetória de mudança de carreira até os dias de hoje em que ela não só realizou o próprio sonho, mas adotou como missão de vida realizar os sonhos de muitas outras pessoas. Em dezembro de 2016, sentindo que essa era uma causa perfeita para a ImagineNation conversei com a Ana sobre a possibilidade de ajudarmos em sua jornada.

site Ana Wanke Turismo e Aventura

Uma característica muito forte desta agência de turismo é que ela não é uma empresa comercial. Obviamente que para uma empresa sobreviver ela precisa ganhar dinheiro, e no caso de uma agência de turismo, ela sobrevive da venda de roteiros turísticos e passagens. Mas o que nos atraiu na Ana Wanke Turismo e Aventura é que ela tem um propósito muito maior: Realizar sonhos e desenvolver amizades!

Toda a comunicação da empresa é feita pessoalmente pela Ana Wanke! Em alguns casos pelos seus guias, o Papael, o Gustavo e o Otavio. Mas em geral é a Ana que fala com TODO MUNDO. Só no ano de 2016, 932 pessoas viajaram com ela, e todas receberam atendimento pessoal. Imaginem quantos telefonemas, emails… Ela é um dínamo! Então nosso grande desafio está sendo manter este relacionamento da Ana com cada uma das pessoas que viaja através da empresa dela e ao mesmo tempo organizar toda a comunicação de forma a liberar tempo para ela conseguir escrever, planejar mais viagens, dar palestras e estar com as pessoas.

Primeiro o site

Conversamos bastante e começamos a implementar mudanças a partir do site. Mantivemos as coisas que estavam funcionando e acrescentamos várias funcionalidades que estavam faltando para que as pessoas pudessem chegar no roteiro escolhido com mais facilidade.

Implementamos um campo de busca específico para as viagens e nas páginas dos roteiros demos mais destaque para os detalhes do roteiro, para as etapas percorridas, e acrescentamos dois formulários: um para reservas e um para que as pessoas possam manifestar como gostariam que o roteiro fosse diferente. Este segundo formulário foi criado especificamente para criar um canal direto para entender melhor os sonhos dos clientes.

Outra novidade foi o entusiasmo com que a Ana aceitou a ideia de criarmos um blog. Pessoas que gostam de viajar amam também ouvir histórias de quem viaja. Fazia muito sentido termos um espaço onde pudéssemos contar todas elas. Isso agora nos dá a oportunidade de trabalhar o content marketing, cativando novos clientes mostrando todo o encantamento do dia-a-dia da equipe.

Email marketing e de mídias sociais

Com o site encaminhado, partimos para os outros canais de comunicação: email marketing e mídias sociais. A grande inovação aqui foi a automatização de alguns tipos de mensagens. No caso do email marketing, mensagens para avisar do lançamento de novos roteiros e novos artigos do blog, onde o conteúdo já foi criado de forma pessoal, a automatização fazia muito sentido. O mesmo foi feito com as mídias sociais. Eliminamos a repetição de tarefas, como por exemplo, publicar um roteiro em vários formatos e lugares diferentes. Com isso, o tempo que era gasto com a publicação um a um, pode ser realocado para gravação de videos e publicação mensagens inspiradas pelo momento presente.

O trabalho apenas começou, mas já estamos vendo resultados no aumento das visitas no site e a interação nos emails e nas mídias sociais.  Ainda faltam várias etapas de reformulação antes de podermos partir para novas estratégias. O fato de conseguirmos abrir brechas de tempo na agenda alucinante da Ana já está estimulando sua criatividade e pensamento estratégico para criar novas aventuras para sua comunidade!

Próximos passos

Trabalhando lado-a-lado, em parceria com Ana, vamos montar um calendário editorial para o site, os emails, as mídias sociais, marketing e propaganda tradicionais também, para que de forma global e integrada consigamos lançar a Ana cada vez mais em direção ao seu propósito.

ImagineNation Cultura Criativa e Ana Wanke Turismo e Aventura uniram forças para realizar ainda mais sonhos! Vamos que vamos!

Sobre a Ana Wanke Turismo e Aventura

Ana Wanke e sua equipe dedicam-se com paixão e excelência para que seus clientes tenham a experiência dos seus sonhos junto a natureza. Convivendo com o meio ambiente, promovendo o desenvolvimento pessoal, e no relacionamento de respeito e amizade com clientes, parceiros e colaboradores é que buscam promover a a consciência do desenvolvimento sustentável e respeito pela natureza.

Visite o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *