Já entrou numa loja cheia de gente mal humorada, com janelas quebradas e pintura descascada? Na maioria das vezes isso não é por desleixo ou falta de dinheiro, mas por falta de ânimo, garra e propósito.
Aí lemos a missão, visão e valores… que coisa antiquada, ainda mais quando lemos aqueles textos superficiais como “Nossa missão… blablabla”. No entanto, definir o propósito de uma empresa pode ser a decisão estratégica mais importante que um empreendedor pode tomar. Ignorar essa definição pode ter consequências desastrosas.
Em busca de sentido
Viktor Frankl no prefácio que faz na Edição de 1984 de sua obra “Em Busca de Sentido” ele diz: “Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer, e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa maior que a pessoa, ou como subproduto da rendição pessoal a outro ser.
E ainda, no mesmo prefácio: “Quero que vocês escutem o que sua consciência diz que devem fazer e coloquem-no em prática da melhor maneira possível. E então verão que a longo prazo o sucesso vai persegui-los, precisamente porque esqueceram dele.”
Frankl foi um neurologista e psiquiatra austríaco, contemporâneo de Freud e Adler, que fundou a logoterapia. Em seu livro relata sua vida em campos de concentração da Segunda Guerra que o levou a descobrir a importância de encontrar um propósito que motive o indivíduo a encontrar um sentido para continuar vivendo.
Fonte: Wikipedia
A importância do propósito
O verdadeiro propósito de uma empresa é sua alma e vai além das declarações superficiais. Descobri-lo significa perseverar e buscar soluções mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Descobri-lo é compreender o benefício emocional mais profundo que você entrega a seu cliente. A maioria das empresas responde algumas perguntas básicas de forma superficial:
Por que a empresa existe?
Qual seu papel na sociedade?
O que oferece em troca de dinheiro?
Conseguir encontrar o significado mais profundo nas respostas destas perguntas é o que proporcionará o “grito de guerra” ou motivação da empresa. É a força invisível que agrupa, reúne e mexe com todos na empresa de forma unificada.
Propósitos inspiradores
Inspire-se!
- Life is Good Foundation: “Spreading the Power of Optimism“
- Ikea: “Together, we save money for a better everyday life“
- Evernote: “To be the world’s memory“
- Coca-cola: “To refresh the world”
Mas minha empresa é tão pequena…
De forma nenhuma, pois é o propósito que nos diferencia da concorrência e nos torna memoráveis.
Por exemplo:
Imagine uma oficina mecânica. Ela poderia fazer anúncios sobre seu serviço amigável e seus preços baixos ou poderia comunicar aos clientes que seu negócio é garantir a sua segurança e a de sua família. Com um propósito norteando o negócio esta oficina poderia,
- distribuir mapas por serem uma forma das pessoas saberem para onde vão de forma segura.
- patrocinar boletins de trânsito no rádio porque isso ajuda o cliente chegar ao destino mais rápido e com segurança
- comprar AdWords no Google Maps para que o cliente lembre da empresa quando estiver procurando um destino
- dar GPSs de brinde para cliente fiéis porque os ajuda a encontrar sua localização e evitar riscos
Agora, ao invés de uma propaganda vazia, a mensagem está embasada num propósito que dá credibilidade para a afirmação que a empresa se preocupa com a sua segurança.
Para encontrar o propósito
Um exercício fácil e rápido para encontrar a força motriz da empresa é através dos “6 por quê?”s.
- Escreva em um papel o que sua empresa faz.
- Responda a pergunta: Qual o benefício disso?
- Continue repetindo a pergunta e anotando as respostas e não desista por pelo menos seis vezes.
Fazer este exercício em grupo é bem mais produtivo e muito provavelmente ao final você terá uma frase ou motivação bastante madura e inspiradora que irá ajudar a nortear suas estratégias de marketing.
O propósito é o DNA de uma empresa, é a alma que está em todas as ações e que une, molda e dá direção. Acima de tudo, é o que diz ao cliente que você existe por mais do que apenas dinheiro. Diz que você existe para fazer diferença no mundo.