melhores práticasÉ preciso vender. É preciso empreender. Mas a que custo? Qual a imagem que queremos transmitir e como podemos chamar atenção para nossas qualidades sem distorcer a verdade? Melhores práticas, ou em inglês best practices, é um conjunto de ações ou atitudes ideais em uma área de atuação. A ideia é reunir o melhor em:

  • habilidades
  • conhecimento da área
  • potencial de realização
  • experiência de erros e acertos
  • procedimentos de desenvolvimento
  • visão e metas
  • ética

Cada profissão tem um conjunto de melhores práticas específicas e adaptadas a sua realidade, mas o consenso é fazer o bem de maneira bem feita e honesta. 

Então quais são as melhores práticas do marketing para sua empresa? Em particular para as novas mídias (ou não tão novas) como e-mail marketing, social media marketing? Quais são as melhores práticas na comunicação institucional?

Estudo de caso

Quando você vai comprar um produto você adquire o primeiro que encontra? Eu certamente não faço isso. Eu pesquiso e comparo características, vantagens e preço, é claro. O que hoje é muito fácil fazer isso com a internet.

Fica claro então, que é necessário apresentar as características do negócio ou produto de forma relevante e impactante. Fazemos isso quando destacamos nossas diferenças em relação à concorrência e provando que todas as nossas afirmações são verdadeiras. Se conseguirmos fazer isso teremos elevado o discurso com argumentos convincentes e verdadeiros.

Exiba a diferença

É necessário realçar como o produto ou serviço é diferente dando ênfase às vantagens ou características, pois comparar vantagens é muito fácil e o cliente já terá tomado uma decisão mesmo antes de falar com qualquer pessoa na sua empresa. Assim sendo, é fundamental destacar os benefícios que trazemos ao cliente:

  • algo que o concorrente não tenha,
  • algo que a concorrência não faça,
  • e algo que seu cliente quer ou dê muita importância

Se a estratégia de comunicação não conseguir fazer isso, o cliente perderá interesse.

Desenvolver credibilidade e confiabilidade

Todas as alegações que fazemos precisam ter fundamento para se desenvolver credibilidade e confiabilidade. Do contrário surgirão dúvidas.

Existem técnicas de comunicação que devem permear todo o discurso:

  • Ser específico
    Informações específicas transmitem verdades. Sempre que nos comunicamos de forma genérica a sensação que se tem é de exagero ou de chute. Por exemplo 95,6% parece mais verdadeiro que 98% ou 12.425 é melhor que mais do que 12.000. O número inteiro passa uma sensação de preguiça de fazer contas, o número específico demonstra que alguém se deu ao trabalho de realmente verificar e calcular a informação.
  • Demonstrar provas, destacar o track record
    A beleza nesta técnica é que você demonstra seu histórico de sucesso e permite com que o cliente chegue a conclusão por conta própria. Você fornece informações que o ajudam a pensar. Não está dizendo o que deve fazer ou concluir nem está empurrando goela abaixo o seu produto ou serviço. Isto elimina a pressão e a venda acontece pela qualidade.
  • Depoimentos poderosos
    Depoimentos são uma das formas mais comuns e eficazes de desenvolver credibilidade. É uma forma autêntica e imparcial. As pessoas que dão testemunho normalmente são pessoas às quais os clientes conseguem se identificar e isso faz com que seja ainda mais poderoso. Um bom depoimento é curto, específico e assinado. O ideal é ter um para cada característica ou benefício que você está apresentando. Devem estar focados no resultado da sua comunicação e apoiar os principais objetivos que deseja transmitir.
  • Falar a linguagem
    Usar a linguagem correta é tão importante que muitas vezes não importa o que é dito, mas como dizemos. Ninguém quer um sermão. Queremos conversar e nos sentir confortáveis. Também não queremos um pitch de vendas! É preciso demonstrar que estamos genuinamente interessados nas necessidades do cliente, acreditamos no nosso produto e estamos dizendo a verdade. Isso é verdadeiro. Falar na língua do cliente e com uma quantidade apenas suficiente de termos técnicos para que seu discurso tenha substância, sem exageros.

Ser verdadeiro e autêntico

Ao destacar as diferenças e construir credibilidade e confiança é possível produzir conteúdo mais convincente, mas acima de tudo mais relevante e que prenderá a atenção do cliente. Esta postura ajuda a eliminar dúvidas e afirma seu histórico com informações específicas. Se você acredita no seu produto ou serviço, fazer isso é fácil. Basta falar com o coração que isso será sempre  transmitido.

Sendo verdadeiro e autêntico você contribui com valor agregado ao seu produto e serviço, você vai além do esperado! Andar na linha e seguir as melhores práticas pode dar um pouco mais de trabalho, mas as chances do seu telhado de vidro quebrar são quase zero. Você ganha mais, pois os depoimentos que receberá serão positivos e não terá que administrar uma crise de relações públicas. Você ganha mais, pois o cliente conquistado será fiel porque acreditará na sua palavra. Você ganha mais, pois dormirá tranquilo. Usando a netiqueta, sendo correto e honesto é sempre uma melhor prática não importa em que área você atue.

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